O Carnaval de Veneza é uma das festas mais importante da Itália e, também, uma das mais famosas do mundo. Mascaras, fantasias, cores e uma fascinante atmosfera de mistério e romance no ar nos desperta a curiosidade e a vontade de conhecer e participar, pelo menos uma vez na vida, deste extraordinário evento. Como se diz aqui: “una festa da vivere”, ou seja, “uma festa para experimentar, viver”.
Como falar desta festa popular sem falar da sua historia? O primeiro documento que relata o vocábulo “Carnaval” é de 1094, sob o doge Vitale Falier, em um documento que fala de entretenimento público nos dias que antecedem a Quaresma. Mas, o documento oficial declarando o Carnaval como um feriado público é de 1296, quando o Senado da República declara feriado o último dia da Quaresma. No, entanto, o Carnaval é um evento muito mais antigo originário nos cultos ancestrais da passagem do inverno para a primavera. Estes cultos eram presentes em várias sociedades antigas como era o caso dos cultos dionisíacos em que o lema era “Semel no anno licet insanire“, ou seja, “uma vez por ano é licito enlouquecer“. Assim ocorria, também, em Veneza cuja oligarquia, durante o período do carnaval, concedia as classes mais baixas a oportunidade de se tornarem semelhantes aos poderosos, facultando-lhes o poder de caçoar publicamente os ricos sob a proteção de uma máscara no rosto. Era uma ocasião em que não existia diferenças sociais entre as classes. Mas, também, um momento para esquecer os problemas e as frustrações da vida e, juntos, desfrutarem a alegria e os abusos permitidos durante esta festa.

Assim, Veneza tornou-se a cidade europeia do prazer e da diversão, da máscara e da irresponsabilidade atraindo, ao longo dos anos, pintores, escritores, músicos, artistas e celebridades todo o mundo. Com a queda da Republica de Veneza, que passou ao domínio austro-frances, esta antiga tradição continuou a ser festejada somente nas ilhas de Burano e Murano pois não eram bem vista na sociedade da época. Em 1979 a população juntamente com algumas associações ressuscitaram o tradicional carnaval de Veneza que tornou a ser um dos mais famosos do mundo.

O Carnaval de Veneza se realiza por um período de, aproximadamente, duas semanas com diversos eventos públicos, completamente gratuitos, realizados nas praças e nos canais além de eventos privados como: bailes, jantares, passeios, espetáculos, etc. Para ver a programação completa você pode consultar aqui.

Diante deste fabuloso cenário o melhor mesmo é entrar no clima da festa e aproveitar. Que tal alugar uma fantasia? Participar de um baile com um rico jantar em um palácio histórico? Ou mesmo, participar do Concurso de Mascara?
informações:
.onde alugar fantasias, consultar os sitos dos atelier: aqui e aqui
.como participar dos eventos privados, preços e compra, consulte aqui
.como participar do Concurso de Mascara, consulte aqui

Bem existem vários modos de entrar no clima da festa. Se você não quiser se fantasiar, basta comprar uma mascara ou um acessório em uma das diversas barraquinhas ou lojas de souvenir, foi o que fiz e me diverti bastante.

Os principais eventos do calendário são realizados na Piazza San Marco mas, aproveite para passear pelos canais de Veneza, pelos cafés e outras Piazze (praças) e mergulhar no espírito e clima deste evento maravilhoso que lhe fará viajar no tempo.





É, sem duvidas, uma festa maravilhosa e inesquecível onde, você, também pode se tornar o protagonista neste espetáculo de cores, magia, mistério, romance e teatro. Então está esperando o que para cair nesta festa? Aproveite e assista o vídeo produzido por Live Video para o site oficial do carnaval de Veneza (www.carnevale.venezia.it) com uma pequena amostra de todos os eventos que acontecem por la’ clicando, aqui.
Informações de Roteiros e serviços em Veneza, preencha o formulário abaixo,
Se você gostou do post, aproveite e faça o seu registro (basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR) assim, você será avisado através e-mail cada vez que tiver um novo artigo.
Se você ama viajar, vem comigo!
Obrigada! A festa era uma magia! Tentei captar o sentimento por traz das mascaras por isso que, as fotos ficaram lindas! É um prazer acompanhar as fantasticas materias de voces no “Imagens e Viagens”.
CurtirCurtir
Parabéns Márcia pela publicação, ótimo texto e fotos fantásticas! Aproveito para agradecer suas curtidas no meu blog http://www.imagenseviagens.com.br grande abraço de Marcia e Erich
CurtirCurtir