Hoje vou levar vocês para conhecer a Italia da fé, religiosidade e devoção à Mãe de Deus. Existem na Italia muitos santuários e locais de culto marianos que merecem ser visitados. O Santuário da Madonna della Guardia ou simplesmente Santuário della Guardia é um deles.
É um dos templos mais importantes e conhecidos da Ligúria, construido no topo do Monte Figogna, a cerca de 20 quilômetros da cidade de Gênova. O monte Figogna ficou conhecido como o “Monte de Guarda” porque nos tempos antigos, sua posição era estratégica para avistar navios inimigos. Esse título também foi doado ao santuário, que atribui a “Nossa Senhora da Guarda”, proteção divina aos moradores e peregrinos.

A história fala de um pastor, Benedetto Pareto, a quem a Virgem Maria apareceu em 1490. Ela confiou a ele a árdua tarefa de ali construir uma capela, assegurando-lhe que ele seria ajudado. O pastor estava otimista, mas o ceticismo de sua esposa o fez gradualmente desistir. Foi então que ele sofreu um desastre se ferindo gravemente. Maria aparece para ele novamente e o cura. Diante do milagre da cura inexplicável, enquanto os médicos haviam diagnosticado sua morte iminente, toda a família se juntou à tarefa de Benedetto para construir a capela iniciando assim um grande movimento de reforma popular da fé, que contagiou as comunidades da vale, de Gênova, do clero local, atravessando as fronteiras da Ligúria até chegar ao coração da catolicidade, nos Jardins do Vaticano, onde a Madonna della Guardia tem uma capela.

Mais e mais fiéis começaram a subir ao monte, sobretudo a pé, os oito quilômetros que levava ao cume tornando um percurso de “peregrinação” que muitos fizeram com os pés descalços.
A Capela tornou-se pequena então, em 1890, foi construído uma Basílica, fruto de um trabalho longo, paciente e muito fatigoso para levar materiais ao topo da montanha. A nova basílica já estava em andamento quando se descobriu que o chão estava cedendo. Foi demolido e refeito tudo porque Maria havia pedido uma casa e porque todos sentiam que ali seria a casa de todos.


Tenho o privilegio de visitar o Santuario com frequencia pois meu esposo é devoto a Madonna della Guardia. O lugar é tranquilo e passa muita serenidade e a vista que se tem do alto, quando o dia é limpido, é realmente fantastica.

O Santuário oferece aos peregrinos e visitantes estacionamento gratuito, restaurante, caixa eletrônico, área de recreação infantil, serviço de pernoite a pensão completa e total acessibilidade para pessoas com dificuldade motoria.
Venha descobrir os santuarios italianos. Solicite informações no módulo abaixo.