Modena é uma cidade na região Emilia-Romagna na parte setentrional da Itália conhecida como a terra dos motores por sediar as industrias automobilística mais cobiçadas domundo: a Ferrari e Lamborghini e pela boa cozinha com seus produtos tradicionais conhecidos mundialmente: vinagre balsâmico e o parmeggiano-reggiano.
Um excelente modo de descobrir os tesouros desta cidade é, sem duvidas, um passeio sem pressa pelo lindo centro historico cheio de palácios suntuosos como: o Palazzo Ducale, ricas igrejas, museu Galleria Estense e monumentos importantes como o Duomo, a Ghirlandina e Piazza Grande Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.



A catedral em estilo romanico realizada completamente em marmore branco.


La Ghirlandina é a torre do sino que se ergue majestosamente ao lado da Catedral, do alto dela se pode apreciar uma a vista panoramica da cidade.




Teatro Municipal dedicado a Luciano Pavarotti uma das celebres figuras da cidade.

O complexo do museu foi construído a partir da restauração da casa em que Enzo Ferrari nasceu em 1898, que juntamente com a oficina permaneceram intactas ganhando um novo edifício, anexo, de design futurista que propõe o “capô” de uma Ferrari em alumínio amarelo. O ideal é comprar o bilhete combo com Museu e Fabrica Ferrari em Maranello, comuna de Modena, cerca de 21 km do museu.
Para encerrar aproveite para experimentar a excelente cozinha típica: tortellini, zampone, cotechino, tigella…. A minha escolha foi gnocco fritto modenese (pequeno pastel frito sem recheio) e um tagliere de salume (presunto, salame, mortadela) com um excelente Lambrusco.