PIZZA NAPOLITANA – Patrimônio da humanidade pela UNESCO

A Pizza é o símbolo  da gastronomia italiana que ganhou o  mundo afora.  É sabido que existem  países onde o consumo de pizza é maior que na Itália. No entanto a pizza napolitana é um prato italiano cuja arte acaba de ser reconhecida, em dezembro 2017, como Patrimônio Mundial pela UNESCO.  Segundo a Unesco, “as habilidades relacionadas à produção de pizza, que inclui gestos, canções, expressões visuais, jargão local, capacidade de manipular a massa de pizza, exibir-se  e compartilhar é um patrimônio cultural indiscutível”.

pizza sorbilo
Pizzaria Gino Sorbillo

A história da pizza tem origens antiga, é  bastante complexa e incerta. A Pizza foi inventada nas tavernas populares de Nápoles em meados do século XVIII  ganhando súbito a popularidade  dos napolitanos; não só entre os  pobres mas, também, entre os nobres, tanto  que  em 1889 o  pizzaiolo Raffalele Esposito, a convite das autoridades reais, criou  e  dedicou a “Pizza Margherita” a rainha Margherita di Savoia.

 

La-pizza-MARGARITA
Pizza Margherita

As peculiaridades da pizza napolitana são, principalmente:  à  massa que deve ser completamente livre de gorduras, a sua maciez e elasticidade, a fermentação, a manualidade da massa que deve ser estirada com às mãos, as borda típica de 1 a 2 cm, enquanto a massa no centro deverá ter cerca de 3 mm de altura. O cozimento deve ocorrer em forno a lenha a cerca de 450 ° C durante cerca de 60 segundos.

 

pizza marinara
Pizza Marinara

Na tradição mais estreita da cozinha napolitana, apenas duas variantes são reconhecidas, às clássicas: Pizza Marinara preparada com molho de tomate, alho, orégano, azeite extra virgem de oliva e anchovas e; a Pizza Margherita preparada com molho de tomate, mozzarella  ou “Fior di latte” (queijo branco tipo a mozzarella), manjericão e azeite extra virgem de oliva. Todas as outras variantes com adição de ingredientes e aditivos não são reconhecidas pelos verdadeiros pizzaioli napolitanos.

 

Pizza capricciosa
Caprichosa – preparada com o molho de tomate, alcachofras, anchovas, cogumelos, azeitonas, alcaparras e mozzarella.

No entanto existem ainda  inúmeras variedades de pizze que foram gradualmente inventadas e, como cada pizzaria atua a seu próprio critério, é muito difícil encontrar padrões sempre válidos. No entanto, algumas das outras variantes de pizze  mais comuns na tradição italiana são: a caprichosa, quatro estações, quatro queijos, a frita, o calzone e flor de abóbora.

pizza 4 estaòoes
Quatro estações – versao em 4 sabores diferentes. Cada pizzaria oferece a sua variante.

 

pizza 4 queijos
Quatro queijos – preparada com mozzarella, gorgonzola, fontina valdostana e parmigiano reggiano.

 

Di-Matteo-pizza-fritta-Napoli
Pizza frita – que pode ser recheada com salames, almôndegas, provolone, ricota ou brócolo.

 

calzone
Calzone – recheada com mozzarella, ricota e salame. Muitas pizzaria substituem o salame pelo presunto.

 

pizza fiore di zucca
Flor de abóbora – preparada com mozzarella, anchovas e flores de abóbora.

Com certeza as melhores pizze se come nas antigas cantinas de Nápoles.  Aqui estão as 10 melhores pizzarias napoletana de acordo com o Guia Michelin 2017: La Notizia, Gino Sorbillo, Da Michele, 50 Kalò, Da Concettina ai Tre Santi, Starita e Materdei, Antonio e Gigi Sorbillo, Carmnella, Oliva da Carla e Salvatore e Gaetano Genovesi.    Se você vier à Itália e não for a Nápoles, não precisa ficar triste, escolha uma boa “pizzaria napolitana”  espalhada por todo o país assim, é  garantido a qualidade de uma boa pizza. A atenção na escolha da pizzaria é fundamental  já que nos últimos anos a Itália foi invadida por pizzarias que vendem  “falsas pizze”, principalmente nas cidades com grande fluxo de turistas.


Gostaria de conhecer a  gastronomia italiana? Que tal um roteiro enogastronomico com degustação  pelas cantinas e vinícolas italianas? Solicite informações no formulário abaixo.

 

 Fotos internet : sale e pepe, la cucina italiana, gino sorbillo, Di Matteo

 

 

 


Deixe seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.