Inserido na lista dos burgos mais lindos da Itália, Cisternino está localizado na província de Brindisi, na região da Apúlia (Puglia). O seu nome deriva “Cis-Sturninum”, do herói homônimo Sturnoi, companheiro de Diomedes, que após a Guerra de Tróia teria fugido e fundado uma cidade nas proximidades chamada “Sturni”, hoje chamada de Ostuni.
Mesmo sendo uma pequena cidade muita gente se apaixona por este cenário composto de casinhas caiadas de branco, uma característica típica de algumas cidades da “Valle do Itria”, na chamada Murgia dei Trulli (Terra dos Trulli). Vamos comigo descobrir este gioiello (esta jóia).
Iniciamos pela igreja matriz de San Nicola construída no século XIV, ao que tudo indica, foi construída sobre os fundamentos de uma igreja cristã de origem muito antiga, pertencentes aos monges basilianos. Dentro, é possível admirar duas obras renascentista, em pedra: a Madonna com Criança também conhecida como Madonna del Cardellino e um tabernáculo, ambas realizadas por Stefano da Putignano.
Entrando na cidade velha através da Porta Piccola chegaremos a movimentada Piazza Vittorio Emanuele com sua bela Torre do Relógio. Aqui se localiza o centro da cidade com suas lojas, bares e restaurantes.
Aproveite para tomar um sorvete com deliciosos sabores típicos locais.
Ou comprar souvenir e produtos típicos nas lojinhas do centro.
Cisternino também atrai muitos turistas que vem se deliciar com a sua gastronomia cujo ponto forte são as carnes de excelente qualidade. Existem açougues no centro histórico onde se pode escolher a carne que, imediatamente será preparada em uma das salas adjacentes e consumida nas mesas arrumadas – no verão – ao ar livre. As melhores especialidades são: “gnumaridd” , rolinhos de carne de ovelha assada, e as “Bombette di Cisternino”.
O melhor mesmo é andar pelas estreitas ruas de Cisternino.
Você vai se surpreender e amar!
Mergulhe na atmosfera autêntica dos quatro distritos da cidade: “Bère Vécchie”, “Scheledd”, “u Pantène”, “L’üsule”, que com o exterior, chamado “u Bùrie”, composto de um pequeno labirinto de ruas e galerias abertas onde se alternam becos, arcos e casas com escadas adornadas por vasos com uma diversidade de flores coloridas .
Termine a visita na praça externa para admirar a vista da “Valle da Itria”.
A poucos quilômetros de Cisternino encontramos Ostuni , Martina Franca, Locorotondo, Fasano e Ceglie Messapica, todas de extraordinária beleza.
Inclua Cisternino no seu roteiro de viagem à Itália!
Se você quer conhecer a região da Apúlia (Puglia) e não sabe como organizar, preencha o formulário abaixo, que criarei um roteiro especialmente para você e seu grupo.