Localizado no norte da Itália a, aproximadamente, uma hora de Milão, Como é uma encantadora cidade, que serviu como cenário de um dos mais celebres romance da literatura italiana, “I Promessi Sposi” de Alessandro Manzoni. Sua fama ultrapassou o território italiano, conquistando estrelas e celebridades de Hollywood. O Lago Como é um lugar ideal para aqueles que querem cercar-se de cores, natureza, harmonia, perfumes e relaxamento, cuja visita é absolutamente recomendável!
Comece seu passeio fazendo uma caminhada pelo calçada ao longo do lago em direção ao “Lungo Lario Trento”.
Percorra a estrada admirando a linda paisagem das verdes montanhas que circundam o Lago. Caminhe até o “Tempio di Voltiano”, templo construído para abrigar os pertences do inventor e cientista Alessando Volta.

O templo pode ser visitado de terça-feira a domingo das 10:00hs às 18:00hs. Fechado: 01 e 06/01; pascoa e pascoeta (domingo de pascoa e segunda-feira apos Pascoa); 8, 25 e 26/12. Preço bilhete € 4,00 e € 2,00 (reduzido). Após o templo está o monumento em homenagem aos combatentes mortos na primeira guerra mundial.

Ao lado do Templo está os jardins publico um ótimo local para descansar apreciando a vista do Lago ou para um sorvete. Prosseguindo adiante, se encontram as: “Villa Saporiti”, uma construção do setecentos, que hospedou personagens ilustres como: Napoleão Bonaparte, a rainha Isabella di Napoli e o príncipe Ferdinando I da Áustria; a “Villa Gallia” , a mais antiga, e a “Villa Olmo” uma grandiosa e elegante mansão em estilo neoclássico com vasto jardim exposto diretamente para o Lago. A villa Olmo é aberta a visitação com entrada grátis. Para mais informações, visite o site

Depois retorne em direção a cidade para percorrer pelas ruas do centro histórico.

Na “Piazza del Duomo” se encontra o antigo edifício municipal, o “Palazzo Broletto com um espaço aberto onde os cidadãos se encontravam para realizar as assembléias da cidade. Foi construído em 1215 ao lado da Catedral, praticamente colado um ao outro, como simbolizando a continuidade entre a autoridade civil e a religiosa.


Um dos mais belos monumentos do norte da Itália é a Catedral de Santa Maria Assunta, construída em 1396 por Lorenzo degli Spazzi e completada em 1740. A construção apresenta diferentes estilos mas, mantendo um todo harmonioso. Seu interior em estilo gótico é fascinante e preserva inúmeras obras-primas de considerável importância artística. Imperdível!

Continue o passeio pelas vielas do centro histórico que lhe surpreenderá com suas lindas construções em estilo Liberty.
Outra atração do Lago é o funicular que liga a cidade de Como a cidadezinha de Brunate no alto da montanha à aproximadamente 1.085 metros de altitude.

Único em seu gênero, na Europa, o funicular é uma das atrações mais famosas de Como. A subida é rápida, aproximadamente 7 minutos, mas é decisivamente emocionante e o visual é de tirar o fôlego!
Inclua Lago de Como no seu roteiro de viagem à Itália!