Você sabia que em alguns países europeus é possível visitar museus sem pagar nada? Se você é um turista do tipo que inclui visitas a museus no seu roteiro de viagem, fique de olho nesta excelente dica.
Na Itália o Ministério dos Bens e das Atividades Culturais e do Turismo implementou em julho de 2014 o decreto “Domingo no Museu” que prever a gratuidade no “primeiro domingo de cada mes” em vários museus, galerias, parques/jardins monumentais e parques arqueológicos. Várias entidades culturais espalhadas por diversas cidades italianas aderiram a iniciativa. Em alguns casos, poderão ser cobrado uma taxa adicional para visitação das exposições itinerantes que, geralmente, são pagas a parte.
Segue, abaixo, alguns museus em Milão que aderiram a esta maravilhosa iniciativa.
Castello Sforzesco
Construído no século XV pelo duque de Milão, Francesco Sforza, é um dos principais símbolos da cidade de Milão. No interior do castelo existem vários museus: o museu Pietà de Rondanini (última obra de Michelangelo), o museu de arte antiga, a sala delle asse (afrescos de Leonardo da Vinci), os museus arqueológicos (egípcio e pré-historico), museu dos instrumentos musicais, museu dos moveis e das esculturas, a pinacoteca, além de outros.
Gratuidade: 1° Domingo de cada mês (dia inteiro) e o 1° e 3° terças-feiras do mês a partir das 14:00 horas. Consulte aqui
Como chegar: metrô: M1 (linha vermelha) paradas Cairoli/Castello (a mais cômoda) ou Cadorna e M2 (linha verde) paradas Lanza ou Cadorna.
Galleria D’Italia
É um espaço expositivo do patrimônio artístico e cultural do banco Intesa Sanpaolo em colaboração com a fundação Cariplo de Milão. Possui um percurso expositivo dividido em 13 salas, cada uma dedicada a um artista e um período histórico diferente. O acervo inclui obras de Antonio Canova, Francesco Hayez, e muitos outros importantes artistas. O passeio termina com uma sala dedicada ao Futurismo e as obras de Umberto Boccioni. A galeria se encontra na Piazza Scala, 6 próximo ao “Teatro alla Scala”. Eventualmente a galeria promove a entrada grátis em alguns períodos do ano. Consulte aqui
Como chegar: metrô M1 (linha Vermelha) ou M3 (linha amarela) parada “Duomo”.
Museu do Novecentos
O Museu do Novecentos está localizado no “Palazzo dell’Arengario” na Piazza Duomo. A sua criação teve como objetivo a difusão da “arte do novecentos” bem como tornar público o patrimônio artístico herdado no decorrer do tempo. O acervo do museu é composto por mais de quatro mil obras de arte italiana do século XX com seções dedicada ao futurismo, ao abstrato, a pop art, a pintura analítica, a arte pobre, etc., além, da seção a vanguarda internacional com obras de Pablo Picasso, Georges Braque, Paul Klee, Vasilij Kandinskij e Amedeo Modigliani.
Gratuidade: 1° Domingo de cada mês. Para mais informações consulte aqui
Como Chegar: metrô M1 (linha vermelha) ou M3 (linha amarela) parada “Duomo”.
Pinacoteca di Brera
Um dos museus mais visitados da Itália, a Pinacoteca di Brera é uma galeria de arte antiga e moderna localizada no “Palazzo Brera”. O museu exibe uma das mais celebres coleções de pinturas na Itália, com pintura veneziana e lombarda, além de outras escolas. Seu percurso expositivo vai da pré-história à arte contemporânea, com obras-primas do século XX. Entre as obras mais importantes, destacam-se: Cristo Morto de Andrea Mantegna, a Crucificação de Bramantino, Cena in Emmaus de Caravaggio, o Beijo de Francesco Hayez dentre outros. A Galeria de Arte está localizada na Via Brera 28.
Gratuidade: 1° Domingo de cada mês. Para mais informações consulte aqui
Como chegar: metrô M1(linha vermelha) parada Cairoli, M2 (linha verde) parada Lanza.
Importante: Estas informações podem sofrer modificações no decorrer do tempo. Portanto, antes de incluir no seu itinerário, consulte o site dos museus escolhidos.
Boa diversão!
Organize a sua viagem com um Roteiro funcional, solicite informações abaixo.
Aproveite e assine a Newsletter!