Localizada no sul da região da Lombardia a aproximadamente 88 km de Milão, Cremona é uma encantadora cidade medieval conhecida internacionalmente pela “arte liutaia” ou “luteria”, ou seja, a arte de consertar e fabricar instrumentos de corda como o violino, o violoncelo, a arpa, a viola, etc. arte que em 2015 passou a ser patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Aqui são fabricados um dos melhores instrumentos de corda do mundo. Terra natal dos celebres: Antonio Stradivari, Nicolò Amati e Giuseppe Guarnieri e de ilustres músicos e grandes pintores. É, também, a terra do “torrone” e da “mostarda”.
Vou mostrar a vocês as principais atrações de Cremona. Venham comigo!
Palazzo Trecchi

Construído no século XV, foi considerado símbolo do prestigio e do poder. Ficou conhecido como a “casa dos príncipes em transito” porque hospedou grandes nomes da nobreza que vieram a Cremona para repousar, transformando-a numa pequena e refinada corte. Atualmente o palácio é usado para congressos e eventos. Aberto a visitação com reservas antecipadas.
Pelas ruas do centro histórico

Uma das coisas que adorei foi passear pelas ruas do centro histórico admirando os detalhes das construções e as vitrinas das lojas que de algum modo me confirmava que estava numa cidade musical. Ainda tive a sorte de ouvir um pequeno concerto de um musico que tocava violino na varanda de uma casa. Aproveite para passar em frente a casa de Antonio Stradivari, no corso Garibaldi. A casa é de propriedade privada mas aberta a visitação com reservas antecipadas.
Piazza del Comune
É uma belíssima e harmoniosa praça que possui uns dos mais importantes e, mais bem conservados, monumentos da arquitetura medieval italiana. A praça é o centro religioso e civil da cidade e, é circundada pela Catedral com o Torrazzo, pelo Palazzo Comunale, o Batistério e a Loggia dei Militi.

Construído em 1206 para abrigar a sede do poder politico da cidade. Hoje, é composta da sala dos violinos, cujos instrumentos musicais foram transferidos ao “Museu do Violino”, o salão dos quadros e a sede do conselho comunal.

De origem romana com adaptações gótica, renascentista e barroca, a Catedral de Santa Maria Anunciada é a segunda mais rica catedral, em grandeza de detalhes, da região da Lombardia depois do Duomo de Milão. No seu interior existem diversas obras-primas e conserva a “Arca dos santos Marcelino e Pietro” de 1506.

Símbolo da cidade de Cremona, o “Torrazzo” é o segundo campanário histórico mais alto da Itália, superado apenas pelo de Mortegliano na comuna de Udine. Construído em quatro fases distintas, iniciada no inicio do século XIII e finalizada em 1305. Possui um dos maiores “relógio astronômico” do mundo além dos sete sinos, cada um dedicado a um santo. A torre tem 112 metros de altura e 502 degraus que você pode subir para apreciar a bela vista panorâmica da cidade.

O batistério de São João Batista foi construído ao inicio de 1167 e completado no século XV com modificações no período renascentista. Construído a forma octogonal, em referencia ao oitavo dia que seria o dia da criação e, portanto, o do batismo. Ao seu interno existe uma fonte batismal em forma octogonal construída da um único bloco monolítico em mármore vermelho de 1500.
Museu do Violino

Uma das grandes atrações da cidade é sem duvidas o Museu do Violino, localizado no “Pallazo dell’Arte” de Cremona, o museu propõem um percurso expositivo que lhe fará viajar nos quinhentos anos de historia da “liuteria” cremonese. O percurso é composto por dez salas e o fabuloso auditório Giovanni Arvedi, um espetacular exemplo de harmonia entre arquitetura, arte, desing e acústica. Aproveite para participar de uma inesquecível audição feita com instrumentos históricos. Consulte o calendário de audições, aqui.
Teatro Pochielli

O Teatro Amilcare Ponchielli é o resultado de uma série de trabalhos que vão da construção, reconstrução e restaurações em virtude de dois incêndios. O seu interior é construído a forma de ferradura e ricamente adornado nas cores vermelha e dourada. Muito lindo! Aberto a visitação com reservas antecipada.
Gastronomia
A gastronomia cremonesa é caracterizada pela produção de queijos e salames de excelência mas, os protagonistas são a “mostarda cremonesa” feita a base de frutas cristalizadas e mostarda, ideal para acompanhar o cozido e queijos curados, e o “torrone”.
Existem varias versões de torrone. Aquele que comemos nas festas natalícias foi inventado aqui em Cremona para a festa nupcial de Francesco Sforza, duque de Milão, com Bianca Maria Visconti.
No mês de novembro se realiza a festa do torrone onde é vendido em varias versões e sabores. São simplesmente DIVINOS!! A vontade que se tem é de comprar um de cada sabor mas, a balança e o preço, em média € 35,00 o quilo, me fez colocar o pé no freio.
Cremona é simplesmente musical e apaixonante!
Como chegar: com trem a partir da estação “Milano Centrale” com Trenitalia viagem com duração a partir de 01:08 horas de viagem. Atenção: que tem trens que fazem a viagem com o dobro do tempo.
Visite Cremona sem perder o que ela tem de melhor! Solicite informações de Passeios e Roteiros aqui abaixo.
Aproveite para assinar a Newsletter! Basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR, assim, você será avisado através email cada vez que tiver um novo artigo.