Capital da região do Piemonte, berço da industria automobilista (Fiat), Turim é a meta dos turistas que amam a arte e a cultura. São mais de 40 museus de grande importância histórica, artística e cientifica, além da vasta programação cultural que vai das mostras de arte à gastronomia passando pela dança, musica, cinema, teatro, as feiras e os eventos internacionais como: o “Salão do Livro” , o “Salão do Gosto” e o “Festival de Cinema”.

Difícil conhecer-la em um único dia mas, aproveite o tempo que você dispõe para passar belas horas passeando pelas ruas do centro histórico conhecendo suas maravilhosas praças e os principais monumentos da cidade. Se tiver tempo aproveite para visitar o Museu Egípcio ou o Museu do Automóvel. Deixo aqui algumas sugestões para o seu tour, lembrando que com um roteiro turístico personalizado você aproveita melhor o seu tempo e a sua viagem.
Piazza San Carlo

A Piazza San Carlo é uma das praças mais importante e bonita de Turim, conhecida como o “Salotto Torinese” (sala de visita da cidade), pois já em época antiga os nobres e intelectuais se reuniam nos diversos cafés da praça para discutir sobre diversos assuntos, em particular, a politica. Hoje a praça é palco das grandes manifestações culturais, politicas e sociais da cidade. Aproveite para tomar um cafezinho num dos históricos cafés da praça. Os mais famosos sao: “Café San Carlo” e o “Café Torino” .
Na praça estão as duas igrejas conhecidas como as “igrejas gemeas”, a de São Carlo (1619) e a de Santa Cristina (1639).
Museu Egípcio

O museu egípcio de Turim é o mais importante do mundo depois do museu do Cairo pelo valor dos achados arqueológicos. As peças vão do período Paleolítico à época copta, ou seja, a era dos cristãos egípcios nativos.
São cerca de 6.000 peças expostas entre: estátuas, papiros, sarcófagos, múmias, jóias, amuletos e objetos da vida cotidiana e ainda existem mais de 23.000 peças a serem catalogadas.

Dentre o acervo destacam-se pela sua importância o “Templo rupestre de Ellesija”; as estátuas das deusas Isis e Sekhmet e a de Ramsés II e, também, o “papiro das minas de ouro”. Vale a pena uma visita para conhecer um pouco da historia de uma das mais importante civilização do mundo. Informações para visita, aqui.
Palazzo Carignano

Patrimônio da humanidade pela UNESCO é considerado um dos palácios mais notáveis do estilo barroco italiano. Hoje abriga o “Museu Nacional do Ressurgimento Italiano” onde reúne diversas peças que retratam o período da unificação politica da Itália. Uma atenção especial para a sala onde se encontra a “Camera dos deputados do Parlamento Subalpino”. O percurso pode ser feito em 45 minutos. Para mais informações visite o site do museu.
Piazza Castello/Palazzo Madama/Palazzo Reale

A Piazza Castello foi o centro da vida aristocrata no período do reino “Sabauda” é a segunda maior praça de Turim. Nela estão algumas das principais atrações da cidade: o Palácio Madama (patrimônio da humanidade pela UNESCO), o Palácio Real, o Teatro Régio (um dos mais importantes teatro lírico da Itália) e a igreja real de San Lorenzo.
Duomo di San Giovanni Battista

Em estilo renascentista foi construída no século XVII em mármore branco e o campanário a “Torre do Sino” em tijolos vermelhos. A catedral se conecta com a capela onde está guardada o “Santo Sudario” o lençol que, possivelmente, envolveu o corpo de Cristo no sepulcro. A reliquia é colocada a visitação raramente a fim de se conservar. muita emoçao atraindo pessoas de todas as partes do mundo. Tive o privilégio de visitar o evento em 2015 e posso dizer que é Emocionante!
Porta Palatina/Parque Arqueológico

Era a principal porta de acesso a cidade fortificada na época romana dos séculos I-II d.c é uma das mais bem conservadas em seu estilo com as estátuas dos imperadores Júlio César e Octaviano Augusto.
Mole Antonelliana

A Mole Antonelliana é a torre símbolo da cidade de Turim e, leva este nome em homenagem a Alessandro Antonelli o arquiteto que a projetou. No ano 2000 passou a abrigar o “Museu do Cinema” um dos mais importante do mundo com mais de 500.000 visitantes ao ano. O Museu expõe várias coleções de fotografias, vídeos, filmes, cartazes e playbills, equipamentos de cinema, caixas ópticas, modelos, trajes e peças de sets de filmagem. Dentro do museu existe um elevador panorâmico que lhe leva ao alto da torre onde você pode admirar a bela vista panorâmica da cidade. Uma fascinante experiência e uma viagem no mundo do cinema. Vale a pena visitar!
Piazza Vittorio Veneto/Igreja Gran Madre de Dio/Rio Pò

A Piazza Vittorio Veneto é uma imponente praça circundada por magníficos prédios com arcadas e lampiões, a maior praça de Turim. É também um ótimo local para tomar um cafezinho. Atravessando a ponte se encontra a igreja Gran Madre de Dio (grande mãe de Deus) cuja arquitetura é em forma de um Phanteon romano. A poucos metros, as margens do rio Pò, tem a zona “Murazzi” um local que serve de encontro da população local e da vida noturna, muito frequentada durante o período de primavera/verão.
Provar o Bicerin

Você não pode terminar a sua visita a Turim sem antes provar o “Bicerin” uma das especialidades da cidade que teve origem no século XVIII. Se trata de uma bebida feita com creme de leite, café e chocolate quente preparada na hora.

Você pode provar nos diversos cafés históricos da cidade mas se puder vá saborear no café “Al Bicerin” o celebre café/confeitaria histórico de 1763 onde foi inventada esta deliciosa bebida. Aqui você provará o verdadeiro “Bicerin” e fará um mergulho no tempo imaginando os celebres personagens que por lá passaram: conde Cavour, Silvio Pellico, Giacomo Puccini, Friedrich Nietzsche e tantos outros.
Como chegar: com os trens Italo ou Frecciarossa a partir de Milão (estaçao Centrale) é possível chegar em quase uma hora. Descer na parada “Torino Porta Nuova”.
Visite Turim sem perder o que ela tem de melhor! Solicite informações de Passeios e Roteiros aqui abaixo.
Aproveite e assine a Newsletter! Basta clicar ao lado direito na parte inferior do seu computador na aba SEGUIR, assim, você será avisado através email cada vez que tiver um novo artigo.