Localizada entre o mar e as montanhas Gênova é uma cidade de contrastes cuja a historia está ligada ao comercio e a navegação. No período medieval foi encruzilhada de povos e culturas e não é a toa que seu nome “genoa” em latim significa “porta”. Com sua paisagem colorida pelo azul do mar e o verde das montanhas faz com que as cores fortes de suas construções criem um cenário harmonioso e fabuloso, uma cidade para descobrir e conhecer sem pressa porque aqui a vida transcorre num ritmo lento. O ponto de partida para conhecer a cidade é a partir do centro, principalmente, se chegar com o trem. Então vamos lá?
Piazza De Ferrari

A Piazza De Ferrari é a principal praça da cidade, circundada de prédios de grande importância como a antiga Bolsa de Valores, o palácio sede da Região da Liguria, o Teatro Carlo Felice e o Palazzo Ducale entre outros. Localiza-se no final da rua XX Setembro (principal artéria viária do centro). É aqui que ocorre os principais eventos políticos e culturais da cidade.
Palazzo Ducale

Ainda na Piazza De Ferrari, encontramos o Palazzo Ducale em estilo neoclássico do século XVIII foi a residência do duque Raffaele De Ferrari. Hoje é de propriedade do Banco de Roma e abriga em seu interior um museu com exposição permanente e um espaço para as mais importantes mostras itinerantes que passa pela cidade.
Casa de Colombo

Lembram-se de Cristóvão Colombo, o grande navegador, que descobriu as Américas? Personagem ilustre de Gênova e um dos maiores navegadores que a historia conheceu passou a sua infância nesta casa. A construção é pequena no térreo era a “botega” da família que comercializava tecidos e, no andar superior, era aonde viviam. Para visitar a casa consulte as informações aqui.
Porta Soprana ( Torri di Sant’Andrea)

A Porta Soprana, em estilo gótico, foi construída no século XII em torno de 1155 periodo em que os genoveses temiam um ataque por parte de Federico I conhecido como “Federico Barbarossa” (imperador alemão que lutou contra o papado e os reinos da Itália) dando assim, origem a construção de um muro em torno a cidade. Esta era uma das principais porta de acesso a cidade fortificada. Hoje é um dos principais símbolos de Gênova. Para mim, é uma das portas mais lindas e mais bem conservada das tantas existentes aqui na Itália.
Pelas ruas do centro histórico

Genova possui um dos maiores centro histórico da Europa e o maior em densidade demográfica cerca de 23.000 habitantes numa área de 113 hectares. As casas são literalmente coladas umas as outras, cada uma com a sua particularidade. Se você tiver tempo deixe-se levar por um passeio sem pressa por este labirinto de ruas estreitas observando os detalhes das suas construções. Tente imaginar como era a vida aqui antigamente. Aconselho caminhar pelas ruas próximas a Porta Soprano descendo em direção ao Porto Antigo tendo como referencia Via San Lorenzo e, se por acaso, se perder vá sempre descendo é a direção que lhe levará ao Porto Antigo.
Catedral de San Lorenzo

A catedral de San Lorenzo foi construída em torno de 1098 em estilo gótico francês com sua fachada externa em mármore branco e preto cores que, na época, simbolizavam a nobreza. No período medieval era próprio aqui, na praça, em frente a igreja que se desenrolava os acontecimentos da vida politica e social da cidade. Vale a pena visitar-la para apreciar a sua beleza, como também, o museu subterrâneo com seus tesouros compostos de importantes obras primas da arte sacra do período entre os séculos XI a XIX. Entre elas a “arca com as cinzas de São João Batista”. Curiosidades: dentro da igreja ao lado direito encontra-se a bomba que foi lançada sobre a catedral no período da I Guerra mas, que não explodiu. A segunda é a escultura de um cachorrinho dormindo que se encontra do lado direito da parte externa da igreja que, de acordo com as lendas locais, foi uma homenagem feita ao cachorro por um dos escultores que teve a vida salva por este animal durante um desabamento ocorrido dentro igreja durante a realização dos seus trabalhos artísticos.
Porto Antigo

Com mais de mil anos de historia o antigo porto de Gênova passou por um grande projeto de requalificação obra do arquiteto genovês Renzo Piano que o transformou num centro turístico e social da cidade com diversas atrações: Museu Galata, a cidade das crianças, o “Bigo”(um elevado panorâmico a 360°), o “Aquario de Genova” (o maior da Europa), a “biosfera”, além de bares, restaurantes, hotéis, etc . Um lugar para passear admirando as cores da beleza do golfo. Curiosidade: o “Galeone”, a replica de uma antiga embarcação, que se encontra ao lado do aquário, foi construída para o filme “Os Piratas” de Roman Polanski. Aproveite para conhecer por dentro é aberto a visitação.
Boccadasse

Percorrendo uma das principais avenidas da cidade (corso Itália) você encontrará uma belíssima surpresa, um antigo burgo de pescadores que localiza-se por traz da igreja de Santo Antonio. Um lugar surpreendente e muito e romântico ideal para um sorvete a tarde, um aperitivo ou um jantar especial.
Culinária
A culinária ligure é conhecida como uma cozinha pobre porque tem como base uma comida preparada pela gente simples como os pescadores e os agricultores que vivem nas montanhas utilizando os ingredientes locais como: as ervas, as verduras, o azeite de oliva, o pescado e a caça além da farinha resultando numa comida simples, saudável e gostosa. Pratos típicos: focaccia (simples, cebola, genovesa, al formaggio di Recco), troffia al pesto, raviole al tocco, le acciughe (frita, recheada, marinada), tortas de verdura em particular a “pasqualina”, cuculli, farinata di ceci, pansotti in salsa di noce, etc. Confesso que adoro a cozinha ligure e tenho certeza que vocês também vão gostar. Não resista quando sentir o perfume da foccacia pela estrada, aproveite e experimente porque a “autentica focaccia genovesa” você só encontra aqui e, não se envergonhe de sair comendo pela estrada.



Gênova é assim, simples e majestosa direi que é um excelente ponto de partida para iniciar a sua viagem pela Riviera da Liguria.
Como chegar: Trem a partir da estação “Milano Centrale” com os trens “Thello” ou “Intercity” tem duraçao de aproximadamente 01:30 horas. Duas opções de parada na chegada a Genova: Piazza Pincipe (Porto Antigo) ou Brignole (Centro).
[…] da Ligúria, construido no topo do Monte Figogna, a cerca de 20 quilômetros da cidade de Gênova. O monte Figogna ficou conhecido como o “Monte de Guarda” porque nos tempos antigos, […]
CurtirCurtir